terça-feira, 4 de setembro de 2012

Copiar Músicas do CD para o Pen Drive no Windows7







Olá pessoal! Nesse post irei mostrar como copiar  músicas de um CD para um Pen drive com Sistema Operacional Windows 7 (observando que os mesmos passos descritos aqui servem também para Windows XP mudando apenas detalhes da Interface) , antes veremos um pouco mais sobre os tipos de cd e formatos de arquivos para que assim você entenda melhor como o processo funciona.

Antes de começarmos vejamos o que iremos precisar:
  1. CD de Audio ou CD de Jukebox conhecido popularmente como CD de MP3;
  2. Pen Drive de 256mb ou maior capacidade;
  3. Computador com Leitor de CD, entrada USB e Windows;

Entendendo os tipos de CD

CDs de Audio - São tipos de CDs gravados de forma a serem reproduzidos por leitores comuns como CD-players de automóveis, leitores portáteis, e leitores mais antigos que não suportam formatos como o mp3 ou o wma ou ainda outros como o ogg.

CDs Jukebox ou Popularmente conhecidos como CD de MP3 - São tipos de CDs gravados como dados, isto é, são semelhantes a um pen drive ou HD no entanto sua gravação pode ou não ser definitiva dependendo do disco em questão

Formatos de Arquivos - São codificações dos arquivos em determinados padrões passíveis ou não de Licença de uso e restrições quanto a copia ou reprodução, neste caso estaremos usando o formato MP3 que é distribuído juntamente com o Windows possuindo já neste licença de uso.

Ripar - significa codificar os arquivos de forma a usá-los de maneira diferente da habitual

Agora que ja vimos um pouco mais sobre o que são e o que significam Formatos de Arquivos e Tipos de CDs vamos ao Passo-a-Passo para a Copia das faixas para o Pen drive:

 Tutorial Passo-a-Passo
Neste exemplo usaremos o Windows Media Player para ripagem das faixas do CD, o texto estará acompanhado em alguns casos, de imagens para melhor ilustrar cada passo a ser seguido. vamos lá :)

No canto Inferior esquerdo da Área de Trabalho  está localizada a barra de tarefas onde vemos os ícones do menu iniciar, do internet explorer,  explorer,  media player, procure como mostrado na imagem o ícone do media player clique no mesmo e aguarde o player abrir, caso não exista o ícone do player na sua barra de tarefas, siga este caminho, INICIAR->Todos os Programas->Windows Media Player.
Clique na imagem para ampliar

Obs.: Pode ocorrer se for a primeira vez que você esteja abrindo o seu player que o mesmo peça algumas configurações iniciais não se preocupe o processo e intuitivo e muito fácil bastando apenas seguir os passos recomendados, apos isso o player iniciará normalmente.

Aberto o Player vamos agora configurar o mesmo para que Ripe as faixas no formato MP3, para isso clique no menu Ferramentas na janela pop-up que se abrir clique no item Opções...
 Clique na imagem para ampliar

Feito isto aparecerá a janela de Opções:
Clique na guia "Copiar Música do CD"

Clique na imagem para ampliar

Depois conforme a imagem no local indicado clique e selecione a opção Mp3 depois clique em "OK":
 Clique na imagem para ampliar

Pronto! Agora que o Player está configurado vamos avançar para a ripagem das faixas, com o player aberto insira o cd de audio comum, o player deve reproduzi-lo automaticamente, se for o caso pause a reprodução isto irá ajudar na performance da copia.
Na barra lateral do player você verá a descrição do álbum geralmente aparecerá descrito "Álbum desconhecido"  como ilustra a imagem abaixo:

Dica: Mantenha a janela do player maximizada para que fique mais fácil de visualizar alguns controles
Clique na imagem para ampliar

Repare na imagem que o local marcado representa o CD que queremos ripar, clicando onde está indicado, a janela ficará assim:

Clique na imagem para ampliar

Repare como mostrado na imagem que as caixas de seleção estão todas marcadas indicando que todas as faixas serão ripadas, caso deseje deixar de ripar alguma faixa basta desmarcar a faixa desejada, apos esse passo conforme a próxima imagem clique no botão "Copiar CD":

Clique na imagem para ampliar
Pronto! Agora basta esperar que as faixas sejam ripadas para o computador, veja na próxima imagem que ao lado das faixas mostra-se o progresso da copia, aguarde ate que todas sejam ripadas, o player deverá ejetar o CD automaticamente, aguarde. :)
 Clique na imagem para ampliar

Sucesso!!! A parte de ripagem está feita, agora vamos ao mais fácil que é transferir as musicas do computador para uma pasta no Pen drive, para isto deveremos ir até o local onde estas faixas ripadas estão, sendo assim abra a pasta "Arquivos do Usuário" ou Clique no Ícone com o seu nome na área de trabalho, depois disto clique primeiro na pasta "Músicas", depois procure pela pasta chamada "Artista Desconhecido" feito isto abra a mesma e veja que dentro dela estará uma com o nome "Álbum desconhecido" conforme a segunda marcação da imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Para manter Organizado seu computador clique com o botão direito sobre esta pasta e depois em renomear, coloque o nome do Álbum referente ao CD que você ripou, no nosso exemplo colocaremos o nome de "CD de TESTE", feito isto clique novamente com o botão direito do mouse e clique no item "Copiar"

Como ja copiamos a pasta para a área de transferência agora deveremos "Colar" a mesma no destino para isto plugue seu Pen Drive no Computador e aguarde a seguinte tela aparecer:

Clique na imagem para ampliar
Clique na opção indicada e aguarde a pasta abrir, caso não apareça esta opção ou você feche sem querer essa janela basta clicar no ícone do "Meu Computador" na área de trabalho:

Clique na imagem para ampliar
Clique no dispositivo que se refere ao seu Pen drive como indicado, (pode ser que seu Pen drive esteja com um nome diferente, não se preocupe não será difícil identifica-lo), aberto o Pen drive por quaisquer dos métodos acima, agora só precisamos (ou não, depende da sua forma de organização), criar uma pasta com o nome Músicas dentro do Pen drive, isso ajuda a nao misturar fotos imagens e vídeos posteriormente, isto é opcional, caso não queira ou não necessite, passe ao passo da colagem, veja imagens:

Clique na imagem para ampliar
Nomeie a Pasta com o nome "Músicas"

Clique na imagem para ampliar

Feito isto abra a pasta "Músicas" clicando duas vezes na mesma, dentro dela clique com o botão direito do mouse e selecione a opção "Colar", aguarde, :).
Caso esteja desabilitada a opção "colar" volte a pasta onde está o cd ripado clique novamente com o botão direito, depois em "Copiar", então repita este passo novamente.

Feito isto aparecerá a pasta com o nome do álbum que você Ripou do CD:

Clique na imagem para ampliar
Terminado!!! Remova seu Pen drive do computador, Agora é só curtir suas músicas preferidas em qualquer aparelho compatível com MP3 pelo USB


Este tutorial foi desenvolvido para auxiliar pessoas iniciantes mas também se aplica a qualquer pessoa, em breve teremos mais dicas e tutoriais, deixe seu comentário!

Obs.: Todas as marcas referênciadas aqui são de propriedade de seus respectivos donos, sendo usadas com a unica finalidade de exemplificar e auxiliar no uso das mesmas




10 comentários:

  1. mttttooo obrigado vlw mesmo ajudou de maisss

    ResponderExcluir
  2. amorim obrigado pelo seu comentário, logo teremos mais informações e muitas dicas!

    ResponderExcluir
  3. TUTORIAL MUITO ÚTIL. OBRIGADO e PARABÈNS PELO TRABALHO.

    ResponderExcluir
  4. Pessoal muito Obrigado a todos, estou me organizando aqui para em breve postar novos tutoriais e dicas para o nosso dia-a-dia

    ResponderExcluir
  5. Foi realmente muito útil e funcionou perfeitamente, obgdo.

    ResponderExcluir
  6. valeu, ajudou bastante, bem explicado!

    ResponderExcluir
  7. Meu muito obrigada...estava apanhando do pc...rsrs

    ResponderExcluir